História



Os nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais complexos, sempre ligados à religião. Os maoris se destacaram pela criatividade do Moko, tatuagem tradicional feita no rosto.
Tatu, no idioma do Taiti, significa "desenho no corpo". Daí surgiu a palavra em português: Tatuagem. Em seus relatos registrados no diário de bordo, Cook escreveu que os nativos injetavam tinta preta dentro da pele que ficavam marcadas para sempre e eles tinham isso como um motivo de grande orgulho. O homem que “descobriu” a tatuagem foi James Cook, que alias também descobriu o surf (Será por isso que a tattoo e o surf estão tão ligados?). Ele desembarcou em uma ilha (a qual não se sabe ao certo onde foi) e deparou com os nativos usando desenhos no corpo no lugar de roupas. Então James, para descrever sua descoberta, escreveu em seu diário de bordo a palavra tattow (Ou tatau que representa o som feito durante o ato de tatuar). Essas tattos eram feitas com agulhas eram na verdade ossos bem finos, e introduziam a tinta na pele com a ajuda de um “martelo” (ou algo parecido).

***

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião. A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), com o argumento de que era “coisa do demônio”, assim procedendo com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes,introduzindo a sua doutrina de uma forma quase ditatorial. Qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos.

No século XVIII, porém, a tatuagem se tornou bastante popular entre os marinheiros, particularmente aqueles que navegaram os mares do sul. O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau, e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

****

No Brasil:

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen" também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.

Os índios já se tatuavam antes da chegada dos portugueses, em 1.500. E o costume sobrevive até hoje em algumas tribos no Brasil. Os Tupinambá faziam tatuagem nos guerreiros que capturavam inimigos. A pintura corporal é bastante valorizada dentro da cultura indígena. Entre cerca de 200 etnias que vivem no território brasileiro, há grande variedades de desenhos. Mas são poucos os índios que praticam a tatuagem definitiva, aquela em que a tinta é perfurada na pele, uma marca tribal para caracterizar os indivíduos de um mesmo povo. Um exemplo conhecido de índios tatuados são os Karajá, da Ilha do Bananal, que tatuam círculos nas faces.